Inspiração

Escolher o seu site preferido sobre um assunto específico já pode ser uma tarefa bastante árdua devido à quantidade de opções que se encontra por aí. E se for da internet inteira? Escolha impossível?

Não para mim. Leio algumas dezenas de blogs e sites quase que diariamente, mas de toda a internet há um, na minha opinião, que ninguém bate. O design é super simples, o editor não é ninguém famoso do mundo dos negócios e só tem um post novo por semana (sempre aos domingos). Então, que raios faz do PostSecret, na minha opinião, a melhor coisa da internet?


Para quem não conhece, o PostSecret é um blog onde pesoas do mundo todo enviam cartões postais contando seus segredos mais profundos. O editor escolhe os melhores e publica uma seleção todo domingo. Simples assim.

Engraçados ou tristes, triviais ou profundos, a soma desses segredos fazem desse site o que há de mais humano na internet. É impossível passar por um domingo sem se identificar com pelo menos uma meia dúzia de segredos, dilemas, emoções e pensamentos.


Pois bem, mesmo antes de me tornar um Storyteller eu já defendia a tese de que as marcas deveriam falar dessa forma com as pessoas, como uma troca de confidências. Uma comunicação muito mais humana do que o establishment, com mensagens que de fato gerassem identificação.

Por isso sempre usei (e recomendei) o PostSecret como fonte de inspiração para o planejamento e criação de campanhas. Melhor do que demonstrar os features de um determinado produto é mostrar como isso vai ajudar as pessoas, cujos problemas e dilemas muitas vezes não aparecem nas pesquisas. O PostSecret, muitas vezes, é melhor focus group.


Mas, mais do que eleger o melhor site de toda a internet, difícil mesmo é falar de igual para igual com as pessoas por meio de um slogan sem sal de uma peça publicitária qualquer. O ser humano é multidimensional, cheio de zonas cinzentas muito mais complexas do que o "preto no branco" dos features de produtos e valores de marca.

É aí que entram as histórias, que como definiu a filósofa Hannah Arendt são capazes de "revelar o significado sem cometer o erro de definí-lo". Afinal, como prova o PostSecret, quanto mais humano maus difícil de traduzir em bullet points. Nesse caso as histórias dão conta do recado.

E, por falar nisso, nem preciso dizer que o PostSecret é uma infinita fonte de inspiração para criação de histórias. Cada cartão tem em sua essência a matéria-prima para a complexa construção de um personagem complexo.

Related

publicidade mais humana 5732302603065765485

Postar um comentário

Comentários
0 Comentários

emo-but-icon

item